Saiba como cuidar da energia do seu ambiente

Saiba como cuidar da energia do seu ambiente

Você já sentiu que a sua casa ou o seu trabalho estavam energeticamente pesados e não sabia o que fazer para melhorar o astral do ambiente? Confira algumas dicas para mantermos um ambiente pessoal e profissional energeticamente mais sadio e protegido:

1 - Tenha plantas naturais

As plantas auxiliam a equilibrar a energia do ambiente, muitas vezes absorvendo energias desqualificadas e as reciclando naturalmente. Em alguns casos, as plantas podem se sacrificar em razão da intensidade da energia que precisa ser limpa. Neste caso, elas simplesmente secam e precisam ser substituídas.

Opte por locais estratégicos para colocá-las, como portas de entrada, corredores e passagens. Folhagens se adaptam muito bem a ambientes fechados, embora todas as plantas precisem de Sol ou claridade, e de água, para se abastecerem de energia e estarem sempre hidratadas. Pesquise e respeite as características de cada plantinha.

Se você não leva muito jeito com plantas, aqui vão mais algumas dicas:

A Espada de São Jorge e a Comigo Ninguém Pode são excelentes para ambientes residenciais e comerciais, especialmente se há tráfego de muitas pessoas e se o ambiente é de estresse e tensão. São plantas de Sol, mas se adaptam bem ao ambiente fechado, contanto que recebam bastante luz natural e sejam regadas regularmente. Porém, as Espadas também aguentam muito bem um período de seca.

Samambaias penduradas na parede são ótimas opções para entradas e corredores, pois criam uma verdadeira cachoeira de energia sutil para absorver as energias densas das pessoas que por ali passam.

2 - Incensos

Acenda um incenso de vez em quando, colocando-o próximo a uma janela, para que o ar adentre, limpe e “varra” a energia desqualificada para fora.

Atenção, porém, com os alérgicos à fumaça e ao perfume dos incensos. Procure os naturais e que tenham em si propriedades energéticas bem definias. Incensos de arruda, alecrim, manjericão, sete ervas e os massala, tendem a ser ótimas opções. Os que misturam especiarias podem ter um aroma mais forte. Então, faça o teste e veja com os quais se adapta melhor.

Importante: nem sempre o mais barato é o melhor. E nem sempre os mais caros são os mais poderosos. Dê uma pesquisada e escolha aqueles que se encaixem bem no seu orçamento.

Seguem algumas dicas de marcas muito boas, para todos os gostos e bolsos:

  • Nag Campa
  • Shankar`s
  • Miystic
  • Fenix
  • Inca

Se você utiliza algum outro muito bom e recomenda, deixe a sugestão nos comentários.

3 - Espelhos

Para auxiliar na proteção energética dos ambientes, pode ser interessante ter na porta de entrada do estabelecimento um ou mais espelhos que “reflitam” ou “rebatam” a negatividade que vem de fora, como p.ex. um Baguá espelhado.

Janelas espelhadas possuem uma função energética muito importante e há quem desconsidere isso. Quando olhamos para um espelho, condicionamos nossa mente a direcionar nossos pensamentos para a nossa própria imagem, ao invés do objeto que se encontra atrás do espelho. Essa medida previne inúmeros estabelecimentos de receberem cargas energéticas muito pesadas de ordem externa.

Portanto, além de os espelhos terem uma função estética, existe neles uma função energética poderosíssima, que envolve inclusive a sugestão mental.

4 - Minifonte

Ter uma fonte ou minifonte próxima à entrada de um imóvel proporciona a ação de “lavar”, ou purificar as energias das pessoas que adentram. Salas de espera de estabelecimentos comerciais podem se beneficiar muito desse recurso, já que o barulho das águas possui um efeito relaxante.

Outros locais bastante interessantes para termos uma minifonte são locais de recreação, descontração e descompressão (alivio de estresse). Pode ser ainda um recurso terapêutico interessantíssimo em escritórios e outros locais que trabalham com relaxamento e procedimentos que envolvam cura.

5 - Som ambiente

O som tem o poder de relaxar e curar, como também o de desestabilizar e perturbar o bem-estar de uma pessoa. As batidas ritmadas de uma música podem até mesmo acelerar as batidas do seu coração. Já percebeu?

Experimente sons ambientes suaves para salas de espera, especialmente sons que remetam à natureza, como cachoeira, floresta, pássaros, o vento tocando nas árvores, oceano, golfinhos e baleias. Mantras, sons instrumentais e de sinos tibetanos são ótimos para limpar energeticamente os ambientes, pois fazem vibrar toda a energia impregnada no local, desestruturando as formações energéticas nocivas.

O som não precisa estar alto, basta um toque suave e delicado, e o próprio reverberar do som se encarregará de realizar o processo de purificação do ambiente.

6 - Imagens que remetam à natureza

Em salas de estar, de espera em consultórios, escritórios e outras, ao invés de deixar revistas de futilidade, jornais e noticiários polêmicos passando em uma TV, opte por conteúdos construtivos, de autoconhecimento, ciências, ou ainda que tragam imagens de natureza.

Nas paredes, prefira quadros de flores, ou que remetam a energias sutis, como pinturas em aquarela, ou até mesmo algumas pinturas mediúnicas. Tons pastéis tendem a ser relaxantes, pois confortam e acolhem.

Tons claros nas paredes podem acalmar as pessoas, como tons de azul e amarelo suaves. Uma parede lilás bem clarinho pode até auxiliar no processo de transmutação de energias do lugar.

7 - Cristais

Cristais são ótimas opções para elevar a vibração de um ambiente, tornando-o energeticamente mais sutil.

Bons locais para deixá-los são mesas, aparadores, ou ainda junto de plantas. Cristais de quartzo são curingas para termos em nossos ambientes. Mas existem outros que conferem proteção.

Seguem algumas sugestões de cristais para você:

Quartzo Ametista

Auxilia a transmutar a energia do ambiente, purificando-o e elevando a vibração geral. Drusas são ótimas opções para ambientes diversos.

Quartzo verde

É um equilibrador nato. Vibrar pacificidade e equilíbrio emocional. Por isso é tido como um cristal de cura, já que auxilia a trazer o equilíbrio geral para corpo e alma, dentre outros benefícios.

Quartzo Azul

Auxilia promover a brandura, ajudando a acalmar a mente.

Quartzo Rosa

Traz amorosidade, mas a intensidade do uso pode trazer melancolia.

Quartzo Citrino

O verdadeiro citrino possui características de equilíbrio entre nosso poder pessoal e a nossa espiritualidade. Auxilia a mantermos os ânimos abrandados diante de situações de tensão, competitividade e ânimos aflorados. Isso porque ele possui conexão com o chakra umbilical, que é um chakra de poder pessoal muito importante para termos ânimo e coragem de conquistarmos nossos objetivos, mas sem “passarmos por cima” dos outros.

Turmalina Negra

Cristal de proteção muito conhecido. Sua característica energética é de afastar energias desqualificadas dentro do seu raio de ação. Recomendado deixá-la em uma posição mais próxima do chão, ao invés de em cima de uma mesa, por exemplo. Se for carregar consigo, deixa-la em bolsos inferiores, como bolsos de calças, por exemplo, ou bolsas que fiquem na altura da cintura.

Os cristais precisam ser limpos com alguma regularidade, a fim de não ficarem saturados da energia que absorveram e deixarem de cumprir sua função energética. Até mesmo a ametista pode saturar, em razão de não dar conta de realiza o seu trabalho de transmutação, caso o ambiente esteja energeticamente muito pesado.

Tudo dependerá da carga energética do ambiente e o tamanho do cristal. Os quartzos que citei podem ir na água. Lave-os em água corrente, deixe-os imersos em um potinho junto a uma árvore, ou ainda para tomar banho de Lua.

A Turmalina recomendo deixar sobre a terra, como em um vaso de plantas. Tende a ser um local muito bom para ela reciclar suas energias, embora ela não tenda a absorver energias negativas, tendo em vista sua estrutura cristalina e função energética.

Todo cristal pode ser limpo em contato com o solo, de onde são nativos. Especialmente para quem mora em apartamento, essa pode ser uma opção bastante interessante.

8 - Oração

É fundamental manter a força espiritual de proteção dos ambientes através de orações e consagrações, abençoando e purificando os locais periodicamente.

Cultivar a fé e consagrar nosso lar e ambiente de trabalho ao Divino é sempre uma forma de ancorarmos boas energias e proteção para nosso templo pessoal. Assim, esses locais não serão simplesmente ambientes em que estaremos abrigados fisicamente, mas sim verdadeiros templos do Espírito, que nos nutrem e inspiram para permanecermos constantemente em um bom caminho, de luz, de paz e de harmonia.

Espero que você tenha aproveitado as dicas. Conte-me caso você utilize alguma delas em seu lar e em seu ambiente de trabalho, ou ainda caso utilize outro recurso para harmonização de ambientes.

Há muito mais informações sobre energias que você pode se interessar. Deixo como sugestão ler o meu artigo sobre Formas-Pensamento e Energias Negativas.

E, se desejar saber mais sobre o meu trabalho de harmonização à distância, clique na a imagem abaixo.

Desejo a você muita luz, paz e harmonia.

Namastê!
Fernando Vidya

Comentários

comentários

Deixe uma resposta