Utilizando o Subconsciente a seu favor

You are currently viewing Utilizando o Subconsciente a seu favor

O Subconsciente coordena a sua respiração, os batimentos do seu coração, a regeneração e a defesa do seu corpo contra micro-organismos invasores. Tudo isso sem você nem mesmo perceber. O seu corpo está programado para viver de forma inteligente e autônoma em vários processos.

Esse automatismo é coordenado pela sua mente subconsciente, a mesma que permite ao seu corpo economizar energia e aprimorar-se cada vez mais no intelecto e criatividade.

No livro O Poder do Subconsciente, o Dr. Joseph Murphy retrata o subconsciente como um terreno muito fértil, onde qualquer semente de pensamento plantada irá germinar.

Isso significa que o subconsciente não distingue se a informação que está sendo enviada a ele é boa ou má, se é certa ou errada, se é verdade ou mentira. Ele simplesmente registra toda a informação que chega e a absorve em nosso histórico de experiências. Isso inclui não apenas pensamentos, mas a associação destes com sentimentos de medo, angústia, raiva, alegria, paixão…

Nossa mente subconsciente registra quando concordamos com falas depreciativas como “não valho nada mesmo”, “sou burro”, “como sou estúpida”, “você não serve para isso”, “você não tem capacidade para entender”, “você não tem potencial”, “não tenho dinheiro suficiente”, “sou enrolado com meu trabalho e com horários”… dentre tantas outras que falamos ou que ouvimos de outras pessoas desde a infância até a vida adulta. A grande chave é entender que o subconsciente condiciona o nosso comportamento conforme cada um desses comandos “inocentes” que damos a ele.

Que tal fazermos uma retrospectiva de quantas vezes já permitimos que sementes de pensamentos como estes adentrassem em nossa mente? Muitas dessas sementes desagradáveis chegaram à nossa mente a partir das nossas interações com a sociedade ou ainda porque nós mesmos as semeamos. Fato é que nós permitimos que essas sementes fossem acolhidas, brotassem e dessem frutos em nossa mente.

Todas as vezes que ficamos tristes, que nos magoamos ou nos ressentimos, permitimos que sementes de pensamentos nocivos sejam plantadas e cultivadas dentro de nós.

Se a nossa mente estiver vigilante para qualquer pensamento, palavra ou frase pronunciada contendo uma ideia negativa, podemos contrapor imediatamente essa ideia com outra positiva. Isso é desenvolver a autoconfiança, autoestima e determinação.

Por exemplo: se alguém lhe dissesse que você não tem potencial, não permita que essa semente plantada em você germine. Diga a você mesmo com toda a convicção que você tem sim potencial. Cultive em você a certeza do seu potencial e de que é um excelente profissional. E, claro, se esforce na medida necessária da sua afirmação.

No dia a dia, observe: você tem atitudes derrotistas ou tem uma postura vencedora em sua vida? Perceba que tipo de vocabulário você usa. Você se julga e julga os outros? Vitimiza-se e reclama dos outros? Ou você adota uma postura de responsabilidade por seus atos e esforça-se para se tornar uma pessoa melhor?

Criamos muitos hábitos durante a vida. E, se identificarmos qualquer um desses hábitos nos conduzindo a uma postura negativa e derrotista, modifique-os depressa. Nós podemos modificar todo  condicionamento desagradável criando novos e melhores padrões de pensamento.

Você já deve ter lido que, ao praticarmos uma mesma ação por 21 dias, fazemos dela um hábito. Imagine-se reclamando todos os dias, sobre vida, sobre as pessoas, sobre como o mundo é injusto… Que tipo de informações e padrões de comportamento você estará enviando ao seu subconsciente? Que hábitos estará criando para si mesmo?

Agora, imagine-se dizendo a si mesmo frases positivas e que transformem seu subconsciente com novos padrões de pensamento típicos da pessoa que você quer se tornar. Foque naquilo que deseja e não no que não deseja. Plante e nutra as sementes que farão de você uma pessoa melhor e não o contrário.

Pensando nisso, elaboramos 11 Roteiros de 21 dias com frases positivas para criar novos e melhores padrões de pensamento. Eles abrangem vários temas e poderão te ajudar no seu processo de reprogramação mental.

Já em nosso artigo Saiba como seus Pensamentos e Emoções afetam seu corpo, abordamos o quanto a saúde do seu corpo é um reflexo dos seus pensamentos diante do seu contexto de vida.

Percebe o quanto nosso bem-estar e qualidade de vida estão diretamente relacionados com a nossa postura diante das nossas experiências diárias? Qual será a sua postura a partir de agora?

Todos nós temos altos e baixos. Mas, a partir do momento que compreendemos como equilibrar nossos sentimentos, através de pensamentos melhores, as situações podem até parecer difíceis ao redor, mas ainda assim permaneceremos em paz.

Veja ainda nosso artigo sobre Os Benefícios da Meditação para o Bem-Estar.
Interaja conosco comentando em nosso artigo e compartilhe com os amigos.

Namastê!
Fernando Vidya

“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo”
(William Shakespeare)

Comentários

comentários

Fernando Vidya

Terapias Complementares para equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Este post tem um comentário

  1. Maria José Oliveira

    Artigo perfeito!!!

Deixe um comentário